A importância de surpreender o seu público

Com certeza surpreender uma pessoa positivamente não é tarefa fácil. Surpreender seu público, então, é realmente uma tarefa árdua. Mas quando somos surpreendidos e lembramos daquilo por muito tempo, podemos dizer que quem nos surpreendeu sempre vai ter um lugar especial na nossa memória. Você lembra da última vez que isso aconteceu com você?

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como você pode aumentar as chances de sempre ficar vivo na memória do seu público de forma positiva após uma apresentação! Vamos lá?

1. Pense em seu público antes de pensar no conteúdo

Agora vamos pensar juntos: o que seria especial ao seu público e que te tornaria diferente de todos os palestrantes que eles já viram na vida até aqui? Ao planejar seu discurso, tente exercitar o raciocínio para entregar o máximo de valor que o espectador gostaria de obter ao ver sua apresentação.

Se, por exemplo, o assunto de sua palestra é tecnologia, tente mostrar para o seu público o impacto que uma nova ferramenta pode fazer na vida deles. Agora se o assunto for Customer Success, que tal oferecer uma experiência de atendimento ao cliente para um participante, descendo do palco e conversando com ele?

Aqui, o céu é o limite para a sua criatividade, pense em seu público e na atividade que poderia entregar para surpreender.

2. Prenda a atenção de seu público e se agarre a ela

Estamos falando de grudar na memória de seu público de forma que você se torne praticamente inesquecível. Desafie-se a planejar uma atividade que vai tornar sua apresentação em algo a ser replicado pelo espectador, para que não fique somente na memória dele, mas na memória das pessoas para quem ele contar o que aconteceu com ele na última palestra que foi assistir.

3. Surpreenda com fatos que valem um “UAU”

Há vezes em que até os fatos mais diretos e incisivos podem passar despercebidos pelo público que assiste à sua palestra. Imagine que seu público já ouviu várias vezes entre inúmeras palestras que assistiu durante um evento:

“Crescemos em 1000x o ROI de nossos clientes usando a estratégia X”

Quantas vezes já não ouvimos dados assim e continuamos sem esboçar reação não é mesmo? Agora coloque-se no lugar do seu público e tente ilustrar ao máximo possível o resultado de um dado que você gostaria de apresentar:

“Você sabia que ao crescermos o ROI em 1000x a empresa conseguiu pagar seus custos com 10x mais velocidade, liquidando dívidas em 12 meses ao invés de 120 meses?”

A diferença está em como você imagina que seu público vai receber a mensagem e quão replicável ela pode ser para gerar um “UAU” na próxima pessoa para quem ela vai contar.

Independente de como pretenda surpreender seu público – mas sempre de forma positiva, claro – é importante que leve em consideração o que eles gostariam de ouvir e o que eles não esperam encontrar durante sua palestra. É comum nos atermos à tradicionalidade para não errarmos. Mas um pouquinho de risco controlado paga em dobro a quem deseja arriscar, e a deixar seu público com um “gostinho de quero mais”.

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