Webinars e apresentações online: Como ter sucesso nesse modelo?

Possivelmente você já ouviu falar ou até participou de um webinar. Nesse modelo, aulas, apresentações e seminários são apresentados de forma 100% online, geralmente transmitidas ao vivo, sobre um tema específico.

Esse modelo simplificou e deu mais acesso à informação, já que é possível acessar o conteúdo de onde estiver, basta ter acesso a internet. Apesar da falta de contato olho no olho, este formato vem, dia após dia, reunindo mais pessoas em uma única “sala”, que discutem através de chats temas extremamente importantes. Com isso, os negócios acontecem de forma ágil, e mais possibilidades se abrem para quem oferece um webinar.

Mas como tudo precisa de dedicação, não basta ligar a câmera e dizer o que pensa. Para ter sucesso em apresentações online, é preciso se preparar como se fosse se apresentar ao vivo, pensando no conteúdo que será abordado, na oratória e em maneiras de chamar e manter a atenção do seu público.

Para isso, preparamos 4 dicas para te ajudar:

1. Seja pontual

Apesar da facilidade de acesso ao conteúdo, as pessoas sempre se programam e esperam que o horário de começo e fim seja respeitado. Por isso, entre no sala que irá realizar o webinar minutos antes do início, teste a câmera, o microfone, e comece a interagir com os primeiros espectadores. No horário marcado, avise a todos que irá começar, e comece explicando a dinâmica da sua apresentação.

2. Interaja

Enquanto você discorre sobre o assunto que escolheu, interaja com seus ouvintes. Isso é importante para que eles sintam que você está realmente falando com eles e possa, inclusive, validar o conteúdo para melhorar alguns pontos na próxima apresentação.

3. Crie contato

Talvez você não consiga responder ao chat ao mesmo tempo em que fala, mas peça para que seus espectadores deem feedbacks e façam perguntas por aquele canal enquanto estão te assistindo. Ao final, reserve alguns minutos para responder as questões principais e disponibilize seus contatos caso surjam dúvidas posteriores.

4. Não esqueça do entusiasmo

Claro que sentir entusiasmo perante uma plateia cheia é muito mais fácil, afinal as pessoas demonstram emoções ao vivo para você. Mas acredite, mesmo pela internet as pessoas são contagiadas por boas sensações, por isso não esqueça o entusiasmo!

Lembre-se que a preparação para um webinar deve iniciar, no mínimo, 3 semanas antes, com a definição do tema, dia e horário. Com isso em mãos, comece a divulgar nas mídias e acompanhe as inscrições. No dia, aposte em uma boa iluminação, um ambiente tranquilo e uma boa oratória para que o conteúdo seja passado da melhor maneira possível.

Uma dica extra é a escolha da plataforma. Existem diversas ferramentas para você realizar o webinar, inclusive o Youtube. Procure por aquela que você tenha mais facilidade e sinta mais segurança para realizar a transmissão afinal, a ideia é eliminar ao máximo possíveis problemas técnicos.

Se você quer investir nesse modelo e começar a fazer apresentações online e webinars, acompanhe a Ducovox e matricule-se na próxima turma do curso de oratória em São Paulo.